segunda-feira, 15 de abril de 2019

Lá no fundo, era um grande amigo (Reflexão)

Sei...
sei que um dia vão falar de mim,
tenho a certeza de que o farão
e sei que falarão
porque já cá não estou!

Então, quando eu não estiver...
serei uma pessoa fantástica, honrada,
por vezes, porém, dirão que eu era acutilante
pela minha frontalidade,
em dizer-lhes na cara o que eu pensava,
mas no fundo,
bem lá no fundo, era um grande amigo!

E os que assim falarem, são precisamente aqueles
que, quando eu cá estava, diziam mal de mim,
inventavam mentiras, pelas costas, obviamente,
porque pela frente não teriam coragem,
exactamente pela minha frontalidade em os afrontar
e repor as coisas nos seus devidos lugares!

Não...não é hipocrisia
o procedimento dessas pessoas,
é o seu normal, não sabem ser outra coisa,
mas como eu não estou cá,
marimbo-me para o que digam,
porque não sei se lá no sítio para onde vou
tenho a capacidade de responder
aos que cá ficam a falar de mim,
claro, refiro-me aos que,
efectivamente, inventarem mentiras,
porque os que disserem a verdade,
com a consciência tranquila,
não serão, talvez, muitos,
e se dissessem o que não sentem
demonstrariam
a sua total falsidade

José Carlos Moutinho
15/4/19

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a