quinta-feira, 10 de junho de 2021

#Dia de Portugal

 

- 10 de Junho!
- Dia de Portugal!
- Dia de Camões!
- Dia de registo do meu nascimento!
 
É mais um dia, naturalmente, neste louco calendário que nos controla.
E pergunto eu, inocentemente,
Qual a real importância de se comemorar especificamente este dia?
 
- Dia de Portugal?
Que Portugal é este, que, desde que me conheço não sai da “cepa torta”, enquanto olho para outros países, antes, medíocres e hoje em pleno desenvolvimento, para só citar um: Irlanda
 
- Dia de Camões?
Pois, e porque dizem que a nossa língua, a que falamos, é a de Camões,
Interrogo-me então, porque é que cada vez mais, esta nossa língua é dilacerada por inglesismos e verbos deturpados, numa semântica de arrepiar?
Direi mais: pobre Luiz Vaz de Camões se voltasses cá, cairias duro de desgosto, com o uso que damos às palavras que tu tão bem soubeste usar.
 
- Dia em que oficialmente nasci, segundo o registo na Conservatória “lá do meu sítio” 9 dias depois, de ele ter acontecido, demonstrando que vem de longe as deficiências políticas e institucionais deste Portugal.
 
Então viva o 10 de Junho? Pois viva, porque estamos vivos e podemos gritar alto e bom som: VIVA, VIVA A VIDA
 
E VIVA PORTUGAL que, com todos os defeitos, EU AMO.
É A MINHA PÁTRIA, MEU TORRÃO NATAL, MEU CHÃO.
RECTÂNGULO GEOGRÁFICO, FLORIDO, ETERNAMENTE POBRE, MAS HONRADO, ONDE A MAIORIA DOS REFORMADOS, MENSALMENTE, RECEBE METADE DO SALÁRIO MÍNIMO ESTIPULADO, POUCO MAIS DO QUE UM ALMOÇO DE MUITOS POLÍTICOS!!!!!
 
José Carlos Moutinho

10/6/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a