sexta-feira, 6 de agosto de 2021

#Cidade do meu coração


Mudaste tanto,
já não tens a simplicidade de outrora,
cresceste em altura,
no entanto permitiste-te perder
o encanto singelo de que antes te orgulhavas,
a beleza dos jardins,
o perfume das acácias,
o som poético do pregão das quitandeiras,

bem sei que tudo na vida muda
mas tu, ó cidade do meu coração,
mudaste tão radicalmente que me dói
ver-te nessa tua forçada modernidade,

perdeste a serenidade de outros tempos,
tornaste-te tão agitada que assustas
pelo caos do teu trânsito,
pela ausência das quitandeiras
substituídas pelos zungueiros,
que correm entre os carros,
arriscando a vida pelo kwanza
que lhes mate a fome,
numa absoluta anarquia!

Nem te deves lembrar mais
dos velhos e gigantes machimbombos,
(quantas saudades tenho deles),
trocaram-nos pelos candongueiros,
que, vertiginosamente percorrem-te…

Ai, Luanda, Luanda,
cidade que me viu crescer,
estás tão mudada que quase não te reconheço!

Deves saber ó cidade…
que foste a minha felicidade,
a minha alegria de adolescente
e o meu sucesso profissional,
foste tanto do pouco de mim…

desejo-te todo o sucesso
que te tornes a mais bela cidade de África,
que teu povo seja feliz!
Talvez eu não volte mais a ver-te, pessoalmente,
vejo-te, porém, frequentemente
através de vídeos e fotos
com os quais vou mitigando
estas saudades que me apertam o peito

José Carlos Moutinho
6/8/2021

Proibido o plágio
ao abrigo do Decreto-lei nº 63/85
dos direitos de autor

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a