Diversas

sábado, 26 de março de 2016

Se eu fosse rei



Ainda que por pouco tempo, eu fosse rei,
mandaria plantar flores no chão da hipocrisia,
obrigaria os desprotegidos, por decreto lei
a terem uma vida digna com muita alegria,
Ai, se eu fosse rei, mesmo que por um dia,
daria foral a todos os infelizes abandonados
para se vestirem de amor e despirem agonia
e que na vida fossem pela sorte, bafejados,
Garanto a todos, meus amigos, se fosse rei,
ordenaria um pagem a divulgar uma certa lei
que decretasse ao povo viver em felicidade
e puniria quem se pensasse dono da verdade,
Aos altruístas e solidários prestaria homenagem,
ensinaria caminhos rectos aos perdidos da vida,
forçaria os arrogantes a prestarem vassalagem
até se converterem em gente enaltecida,
Se eu fosse rei, ainda que por uma só hora
como soberano, poderia até ser autoritário,
juro-vos que  mandaria tanta gente embora
deste país, onde quem manda é tão arbitrário,
Mas se um minuto fosse o meu tempo de rei,
daria ordens ao vento que levasse as tristezas
trouxesse alegrias e abraços a toda a grei,
ao sol pediria alimento para todas as mesas.

Mas como não sou rei, mas sim um sonhador,
faço dos meus desejos, vontade desatinada,
por que entra em mim tão profundamente a dor
de gente que no mundo tem a vida destroçada.

José Carlos Moutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário