terça-feira, 6 de agosto de 2024

#ESTOU OU NÃO DE FÉRIAS?

 

Estou ou não de férias?
 
Há algum tempo que estou de férias
e agora que agosto chegou continuo de férias
porque de férias está o meu silêncio
que na quietude do meu sentir
se acomodou na serenidade das minhas emoções
 
Mas… estou de férias… porém, só fisicamente
porque os meus pensamentos não as têm
habituaram-se desde sempre a recusar o descanso
 
Embora eu os aconselhe a sossegarem,
Irritam-se perante a hipocrisia do meu pedir,
porque eu sei (sabem eles)
que pensamentos jamais descansam
no remoinho do tempo
 
Portanto só estou de férias a 50% da ociosidade…
 
E pergunto-me, assim, com ares inocentes
se escrever e pensar fazem parte das férias
ou, pelo contrário, estão ausentes delas?
 
Então, nesta minha divagação pelo recesso
em que, sinceramente, até me confundo
entre o pensar sereno e o fazer ressudado…
 
já não sei se realmente estou de férias
ou se continuo a laborar em ideias
e estas não fazem parte daquele lazer
 
Assim…
em que ficamos, ou melhor, em que fico eu,
que tem esta dúvida:
estou ou não de férias?
 
José Carlos Moutinho 
6/8/2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a