quarta-feira, 7 de agosto de 2024

#Viver é uma arte

 

Viver é uma arte
 
Saber viver é uma arte
imprevisivelmente ocorrem situações
com que somos confrontados
 
E é nestes casos que temos de ser inteligentes
podemos parecer até, cobardes
mas isso fica no conceito dos valentões
porque termos o discernimento
para recuarmos em certos momentos
demonstramos neste gesto, simples,
imensa racionalidade
 
Quantas vezes, por insignificantes motivos
pessoas que se atacam brutalmente
como se a razão estivesse plasmada na violência
quando a serenidade é o caminho da paz?
 
Por isso, digo, na acalmia do meu pensar
que, viver é uma arte, é sabedoria,
é recuo e avanço nas atitudes do quotidiano
é calar perante a ofensa,
para se vencer com o silêncio das palavras
 
Confesso que,
no percurso desta existência que me abraça
já fui mais de reacção do que de passividade,
porém, o tempo…
ah…o tempo, este companheiro de todos os instantes
tem sido o mestre que me vai ensinando
indicando-me acções e os passos a seguir
 
Viver é uma arte,
é um privilégio
é felicidade
é também sofrer
mas pode ser paixão
e muito amor!
 
José Carlos Moutinho 
7/8/2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista com Planeta Azul, editora de Calemas

Ver esta publicação no Instagram

Live Planeta Azul Editora

Uma publicação partilhada por Planeta Azul Editora (@planetazuleditora) a